Década de 70 - Luta pela Deomocracia.

A década de 70 foi marca por diversos acontecimentos turbulentos que afeta-ram não só o Brasil como também todo o mundo. Foi nessa época que houve a crise do petróleo (em decorrência dos conflitos com o Oriente Médio), o começo dos mo-vimentos em prol da defesa do meio ambiente e revoluções comportamentais e cul-turais.
Na África, ainda sob o colonialismo europeu, travavam-se muitos combates, na maioria deles, Nações lutavam pela independência. Tornaram-se soberanos os países da Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Outra guerra marcante que teve fim nesse período foi a Guerra do Vietnã, com derrota dos EUA e a reintegração do país. Motivado também por outra guerra (Guerra do Yom Kippur), a economia mundial entrou em uma nova recessão. Em 1973, a OPEP triplicou o preço do barril do petróleo como retaliação dos países ára-bes, que são maioria dos membros da OPEP, aos EUA por terem apoiado Israel nesse conflito.
Apesar de ter arrasado os EUA, no Brasil parecia que não aconteceria nada demais, devido ao impulso do Milagre Econômico. Os efeitos foram retardados com as reservas cambiais, além de empréstimos internacionais para equilibrar a balança comercial. Passado algum tempo, o Milagre Econômico entra em declínio.
Porém a crise do petróleo de 1979 motivada pela queda do Xá do Irã, refletiu muito na economia brasileira. A inflação cresce aceleradamente com os aumentos dos preços dos combustíveis no mercado interno. Percebe-se, então, que o Milagre Econômico se fora de vez.